O meu filho ingressou no Movimento Escutista. E agora?
Qual o meu papel?
Enquanto encarregados de educação, os pais deverão conhecer:
- o que é o Escutismo, os seus valores, método, estrutura...
- o Grupo onde o filho se insere, qual a pedagogia desse grupo, como se processa o progresso,...
- a Equipa de Animação do Grupo onde o filho se insere, quem a constitui e os seus contactos…
- sobre o funcionamento do Agrupamento, as regras, os horários, o calendário de actividades,...
- informações sobre as actividades, as reuniões de preparação, os acampamentos, as angariações de fundos …
O seu papel no Escutismo traduz-se num acompanhamento e colaboração na tarefa de educação escutista, e em conjunto com a equipa de animação chegar a um entendimento e estabelecer uma forma de colaboração, tendo em conta que os vários grupos etários traduzem necessidades diferentes devido às idades compreendidas assim como os níveis de autonomia de cada elemento e de que os filhos poderão necessitar de sentir que têm um espaço de liberdade para crescer.
Numa primeira abordagem, os pais são convidados a descreverem o seu filho, as suas expectativas, a decisão de ingressar no movimento, de modo a estabelecer um primeiro contacto. A conhecer e dar-se a conhecer, o que facilita o acompanhamento tanto na sua integração na secção como no seu progresso pessoal.
Como posso dar o meu contributo?
Os pais podem auxiliar as equipas de animação assim como fazer parte da vida do Agrupamento, participando e colaborando nalguns serviços:
Os pais podem auxiliar as equipas de animação assim como fazer parte da vida do Agrupamento, participando e colaborando nalguns serviços:
- Participar nas festas e cerimónias do Agrupamento (Promessas, Missas de Agrupamento,...)
- Animar oficinas técnicas a convite da equipa de animação
- Participar em actividades de angariação de fundos
- Ajudar na preparação de refeições em actividades ou celebrações específicas
- Assegurar transporte em saída para actividades
- ...
Este contributo para além de aliviar algumas funções da equipa de animação permitindo que esta se foque noutros aspectos pedagógicos, fomenta a boa relação entre pais e equipas de animação assim como permite um acompanhamento mais descontraído no progresso individual e vivência escutista do filho.