segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Dia do Pensamento

Também conhecido como o Dia do Fundador, o Dia do Pensamento foi criado em 1926 durante a 4ª Conferência Mundial das Guias e Escuteiras (Girl Guide/Girl Scout International Conference), realizada no então Campo Edith Macy pertencente à Associação de Guias dos EUA.

Este dia surge assim após se ter considerado importante criar um dia especial para as Guias e Escuteiras de todo o mundo em que estas recordassem a importância da sua fraternidade mundial. Um dia diferente em que as jovens pudessem pensar umas nas outras e na importância do exemplo de vida dos fundadores dos dois movimentos, Baden-Powell (Escutismo) e sua esposa Olave Baden-Powell (Guidismo).

Deste modo foi escolhido o dia 22 de Fevereiro como o Dia do Pensamento, por curiosamente este ser o dia do aniversário de ambos os fundadores.

O Dia do Pensamento rapidamente se globalizou, tornando-se um dia especial para o Movimento Escutista e Guidista, com actividades que promovem a reflexão, sobre as mais variadas temáticas, a uma escala global, nomeadamente a fraternidade, o amor ao próximo, a união e a harmonia de toda a humanidade. São ainda recordados neste dia todos os jovens que por qualquer impedimento, muitas vezes devido a regimes políticos ou religiosos intolerantes, mas também por situações de pobreza extrema ou por se encontrarem num país em guerra não podem viver a aventura do Escutismo/Guidismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário